O LipDub é um tipo de vídeo que combina sincronização labial e dobragem de áudio para produzir um videoclipe musical. É habitualmente produzido filmando grupos de pessoas que fazem sincronização labial ao som de um aparelho móvel de reprodução musical, sendo o áudio original reposto mais tarde aquando da edição do vídeo.
Em Junho de 2008 os estudantes da Universidade de Furtwangen na Alemanha criam o seu próprio LipDub, sob o lema "o que fazes depois do estudo?" (do inglês "what do you do after studying? "), dando origem a uma nova vertente do fenómeno: LipDub nas escolas.
Clica para veres o "what do you do after studying"
Pouco tempo depois os mesmos estudantes criam o síte LipDub nas escolas, onde divulgam o projecto e desafiam estudantes de todo o mundo a fazerem parte dele. O objectivo é divulgar as escolas através da música, mostrar quem lá estuda e trabalha, dirige, retratando os locais mais emblemáticos do quotidiano local, num ambiente descontraído e autêntico!
É em Setembro de 2009 que o fenómeno adquire verdadeiramente estatuto mediático internacional viral com o aparecimento do projecto "LipDub UQAM" da Universidade do Québec em Montreal, sendo visto mais de 7 milhões de vezes na internet e dezenas de outras vezes nas cadeias de televisão de todo o mundo 7 8 9 10 .
Clica para veres o "what do you do after studying"
Desde então são vários os países cujas instituições de ensino superior se juntam à lista, nomeadamente e por ordem cronológica Portugal, Marrocos, Suécia, Índia, Uruguai, Itália, Holanda, Colômbia, Chile, Taiwan e Israel.