Lipdub?


O LipDub é um tipo de vídeo que combina sincronização labial e dobragem de áudio para produzir um videoclipe musical. É habitualmente produzido filmando grupos de pessoas que fazem sincronização labial ao som de um aparelho móvel de reprodução musical, sendo o áudio original reposto mais tarde aquando da edição do vídeo.

Em Junho de 2008 os estudantes da Universidade de Furtwangen na Alemanha criam o seu próprio LipDub, sob o lema "o que fazes depois do estudo?" (do inglês "what do you do after studying? "), dando origem a uma nova vertente do fenómeno: LipDub nas escolas.

 What do you do after studying?
Clica para veres o "what do you do after studying"


Pouco tempo depois os mesmos estudantes criam o síte LipDub nas escolas, onde divulgam o projecto e desafiam estudantes de todo o mundo a fazerem parte dele. O objectivo é divulgar as escolas através da música, mostrar quem lá estuda e trabalha, dirige, retratando os locais mais emblemáticos do quotidiano local, num ambiente descontraído e autêntico!

                                                                                                                                               
É em Setembro de 2009 que o fenómeno adquire verdadeiramente estatuto mediático internacional viral com o aparecimento do projecto "LipDub UQAM" da Universidade do Québec em Montreal, sendo visto mais de 7 milhões de vezes na internet e dezenas de outras vezes nas cadeias de televisão de todo o mundo 7 8 9 10 .

 LipDub - I Gotta Felling
                                                                                                                                          Clica para veres o "what do you do after studying"

Alguns autores apontam a escolha musical como um dos factores decisivos da popularidade alcançada por este LipDub em particular, uma vez que a canção "I Gotta Feeling" dos norte-americanos Black Eyed Peas se sagrou como a mais vendida da era das vendas digitais, com mais de seis milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos da América.

Desde então são vários os países cujas instituições de ensino superior se juntam à lista, nomeadamente e por ordem cronológica Portugal, Marrocos, Suécia, Índia, Uruguai, Itália, Holanda, Colômbia, Chile, Taiwan e Israel.